Pages

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Como você cuida e armazena os seus itens de manicure?


Fazer as unhas em casa ou levar o seu próprio material para o salão nem sempre significa estar livre de todos os perigos de higiene. A má conservação dos objetos pessoais pode ocasionar algumas bactérias, sem contar que emprestar a lixa a uma amiga também podem trazer bactérias para o seu nécessaire (É igual roupa intima meninas, não se empresta em hipótese alguma). Usando o material não esterilizado aumenta-se o risco de contaminações por fungos e bactérias, causando micose e inflamações nas bordas das unhas, tome bastante cuidado.!
Para evitar esses problemas, vamos conferir os cuidados que você deve ter com cada item do seu kit manicure.

Alicate:



O único procedimento que mata todos os micro-organismos que se alojam nos alicates é a autoclavagem – técnica comum nos salões de beleza que utiliza um aparelho que esteriliza os objetos, o autoclave. Para adaptar esse procedimento ao uso caseiro, você terá que efetuar a limpeza com álcool 70% e ferver em seguida. Lavar com água corrente e sabão antes de passar o álcool também para retirar a sujeira visível, sem se esquecer de enxugar muito bem antes de guardar. Dica: Usar protetores para as pontas desse e de outros objetos cortantes, que impedem que eles percam o fio e se tornem menos eficientes, evitando também com que você se corte.

Lixa:


Quando uma amiga quebra a unha, você se apressa em pegar a lixa na bolsa para emprestar?  Esse simples ato pode causar todo o transtorno de uma micose nas unhas. Junto com os restinhos de unha, alguns fungos podem se instalar na lixa, aumentando riscos de contaminação. Além disso, quando você for guardá-la, esses micro-organismos podem passar para outros objetos do seu kit, tome bastante cuidado.

Tesoura de Unha:


Tem que ser sempre lavada com água e sabão, higienizada com álcool e fervida em água após o uso. Esse cuidado é de extrema importância para qualquer material que seja cortante, já que pode cortar a pele e contaminar o sangue com bactérias. Também é melhor guardar esses objetos em um estojo próprio, para eles não perderem o corte e consequentemente te ferir.

Lixas de Pé:


Muita gente deixa a lixa de pé ou a pedra-pomes na prateleira do banheiro para aproveitar os benefícios da água quente do banho para o amolecimento da pele. Mas esse tipo de armazenamento é péssimo, já que locais quentes e úmidos são perfeitos para abrigar bactérias, fungos e outros micro-organismos. O ideal é guardar os objetos todos bem sequinhos em nécessaire ou caixinha longe de luz, umidade e calor excessivo. Respeite também o prazo de validade do produto, que costuma ser industrializado e conter essas informações na embalagem.

Esmaltes:


De olho na validade: o ideal é sempre usá-los enquanto a textura ainda está cremosa para garantir um acabamento mais bonito. O frasco que é aberto várias vezes vai engrossar mais rápido, mas isso não quer dizer que ele está impróprio para o uso. Esse é o único produto do kit manicure que pode ser emprestado sem que haja risco de contaminação.

Palitinhos:




Evite os palitinhos de madeira, dando preferência aos de metal para retirar o excesso de esmalte nas laterais das unhas e até mesmo empurrar a cutícula. O metal permite a esterilização e elimina as bactérias. Já os palitinhos de madeira são difíceis de secar e viram a colônia perfeita para elas.

Como guardar?


Em casa, vale guardar os seus objetos em um nécessaire ou caixinha de madeira. Mas é importante que o recipiente fique seco, limpo e longe de sol e calor, já que esses fatores podem aumentar a produção de bactérias.
1. Um nécessaire com divisórias, onde você pode separar por tons. Ideal para quem tem uma quantidade pequena de esmaltes.
2. Mais usados por manicures, mas pode ser achado em casas de produtos de manicure. Ideal para quem tem muitos esmaltes e gosta de expor sua coleção.
3. Bem simples, uma caixinha personalizada com visor transparente para poder ver as cores dos esmaltes. É também para quem tem poucos esmaltes, mas pode ser adaptado para uma grande quantidade, é só personalizar uma caixa maior.
4. Caixas de plásticos que são vendidas em lojas de variedade. Tem de diversos tamanhos, ou seja, dá para qualquer quantidade de esmalte.
5. O mais perfeito de todos! Simplesmente amei, e com certeza quando eu tiver um quarto gigantesco, terei um desses! Rs. Pode ser encomendado com marceneiros…
6. Idéia simples, mas portátil, tipo uma nécessaire que você pode dobrar e levar pra onde quiser, assim como guardar onde quiser.
7. Caixinha de madeira com divisórias para os esmaltes, algodão, acetona e etc. Também possui a gavetinha para o alicate, tesoura, lixa de unha e etc.

É isso ai meninas, espero que tenham gostado e não se esqueçam de comentar. 

Beijos.
             Alê.

























7 comentários:

  1. Adorei as dicas!!
    Eu guardo meus esmaltes em uma necessaire plástica, tipo a 6 =)

    http://4demarco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. hahaha ótimas dicas
    e bem, eu tenho taantoo esmalte que certeza que tem uns vencidos, mas como eu não preciso de 'cobertura pertfeita' porque eu só faço desenhos, eu uso o esmalte até ele acabar hahahahahaha
    ai ai...
    já estou seguindo aqui ^^
    se você tiver um tempinho, de uma passadinha lá no meu blog, é sobre unhas artísticas :)
    Beeijos e bom final de semana

    criatividadenasunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post e suas dicas.. Elas realmente fazem a diferente e são super importantes né? Beijão
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!
    Obrigado pela visita e por seguir o blog :D.
    Amei muuuuuuuuuuuuuuito seu blog! e é claro que já estou seguindo.

    Bjs
    justgloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Sempre é um prazer te ter lá no meu blog, volte sempre.
    Gostei muito das dicas, com certeza tentarei seguir.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. boas as dicas (:

    adorei aqui e já estou seguindo se puder passa no meu blog

    http://blogdamazzei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir